Seja bem-vindo
Macaíba,13/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

'Peixe do fim do mundo': lenda levou aparição do animal a ser associada com desastres naturais

Fonte: G1
'Peixe do fim do mundo': lenda levou aparição do animal a ser associada com desastres naturais Foto: Reprodução/Twitter/KMPH

Animal encontrado em até 1000 metros de profundidade foi visto em praias do Vietnã e do México neste ano.

Uma lenda fez com que a aparição de um peixe raro fosse temida em muitos cantos do mundo. Conhecido como peixe remo, o animal é associado a fenômenos naturais extremos, como terremotos e tsunamis, em um futuro próximo à sua aparição.

A crença se popularizou em 2011, no Japão, após o tsunami que causou o desastre de Fukushima. Os peixes-remo foram avistados nas costas do país dias antes da tragédia. Nesta semana, a aparição do animal em uma praia do Vietnã assustou a comunidade local. Ele também foi visto no México em maio deste ano.

Mas o 'peixe do fim do mundo' não passa de uma lenda, não há nenhuma evidência científica nem nenhum tipo de comprovação de que possa haver relação entre a aparição de peixes-remo e desastres naturais.

Peixe-remo

A crença de que o peixe-remo apareceria em regiões costeiras dias antes de uma tragédia natural está relacionada ao habitat do animal. De acordo com a ONG norte-americana Ocean Conservacy, ele é encontrado em águas profundas, de até mil metros de profundidade.

Em entrevista ao g1, o professor de oceanografia Paulo Ricardo Schwingel explicou que o peixe-remo está em todo o planeta, exceto nas regiões polares.

“É um dos maiores peixes do mundo (em comprimento). Se pensarmos em grupos de peixes ósseos (o que exclui os cartilaginosos como o tubarão), é o maior do planeta” disse.

Ainda segundo Schwingel, o animal tem outra característica raríssima: a autoamputação.

"O corpo é tão longo que ele come parte da cauda, talvez, por fome”, disse. Sabe-se disso porque o animal aparece com o final da cauda amputada.

O peixe-remo tem em média 3 metros de comprimento, podendo chegar a 11 metros

"O peixe-remo também é bem achatado e comprido, mas a principal característica da espécie, que dá seu nome, são justamente nadadeiras em formato de remo que ficam na frente de seu corpo", detalhou o biólogo Pedro Henrique Tunes ao g1.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.