Seja bem-vindo
Macaíba,23/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Conheça um chá que emagrece, diminui a glicemia e desinflama o corpo

Fonte: Metrópoles
Conheça um chá que emagrece, diminui a glicemia e desinflama o corpo Foto: Getty Images

Devido ao alto potencial antioxidante, inserir esse chá em uma rotina saudável pode reduzir os marcadores de inflamação e ainda emagrecer

Entre os diversos chás disponíveis, existe um, menos usual, mas que se destaca quando o assunto é saúde. Um verdadeiro bálsamo no mundo dos frutos, o cacau é famoso por ser o ingrediente do chocolate, porém, ele vai além e representa um verdadeiro elixir, com seu uso medicinal datado desde o século 16 pelos europeus.

Com uma composição rica em flavonoides, importantes agentes antioxidantes, sendo a epicatequina o principal, seu consumo é capaz de reduzir a inflamação, tendo função cardioprotetora e benéfica à pressão arterial, além de diversos outros benefícios.

Na produção do chocolate, apenas 10% do fruto é aproveitado, enquanto são geradas mais de 500 mil toneladas de casca só aqui no Brasil. Logo, além de esbanjar saúde, o chá da casca de cacau ainda pode ser uma estratégia de sustentabilidade.

A casca representa 80% do cacau e ela pode ter diversas funções, inclusive servir de base para uma infusão repleta de vitaminas.

Para os adeptos de uma bebida aromatizada, essa se mostra uma excelente alternativa. Rico em catequinas, epicatequinas e quercetina, confere uma vasta quantidade de benefícios.

Devido ao alto potencial antioxidante, inserir a bebida em uma rotina saudável pode reduzir os marcadores de inflamação, aumentar a imunidade e até controlar a glicemia — que colabora contra a diabetes tipo 2 e a favor do emagrecimento.

Lembrando que a bebida pode ser consumida tanto quente quanto fria, pois a concentração de polifenóis não mudará. Para quem prefere o chazinho morno, o ideal é deixar uma jarra com água e a casca na geladeira e, no dia seguinte, ferver por 10 minutos. Após isso, basta coar e beber.

As horas na geladeira colaboram para que os compostos bioativos do fruto passe gradativamente para a água. Dessa forma, é possível desfrutar várias fases de preparo para potencializar os benefícios que esse chá pode oferecer.

Para encontrar a casca do cacau, basta procurar em lojas de produtos naturais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.